Cuidados a ter antes de iniciar a prática de Pilates


Por ser uma das formas mais seguras e eficazes de treino, o Pilates não tem qualquer tipo de contra-indicação, mesmo para o caso de alunos com condicionantes físicas ou patologias. Deve, no entanto, ter em atenção alguns factores importantes, sobretudo se sofre de alguma patologia ou lesão.
Em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer prática desportiva, deve consultar o seu médico e informá-lo da modalidade que pretende fazer ou questionar sobre a modalidade mais indicada para si. Deve também informar o seu instrutor de Pilates de qualquer tratamento que esteja a fazer ou de lesões que tenha (tendinite, hérnia discal, escoliose, hipertensão, etc) para que o seu treino seja adequado às suas necessidades. O instrutor de Pilates irá sugerir, para cada exercício, opções de maior e menor dificuldade (no caso de participar numa aula de grupo) para que possa executar a opção mais indicada para si.
Tenha consciência da sua condição física e execute os movimentos de forma lenta e controlada. Deve ainda ter atenção à sua coluna e seguir as instruções para a manter na posição correcta.
Para além destes cuidados, a prática de Pilates deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada, e de uma boa hidratação.
Enviar um comentário