Joseph Hubert Pilates - o fundador



Joseph Hubert Pilates nasceu em 1880, perto da cidade de Dusseldorf (Alemanha), e faleceu 87 anos depois (em 1967) em Nova Iorque.
Desde muito cedo teve vários problemas de saúde, nomeadamente asma, raquitismo e febre reumática, o que o levou a dedicar-se de corpo e alma aos estudos. O seu objectivo era deixar de ser uma figura débil para se tornar fisicamente desenvolvido, o que conseguiu aos 14 anos de idade. Foi, a partir daí, um excelente praticante de ginástica, mergulho, esqui e musculação.
Com 32 anos, Pilates abandonou a sua terra natal e foi viver para Inglaterra onde desenvolveu várias actividades: foi lutador de boxe, artista de circo e instrutor de defesa pessoal de detectives. 
Quando rebentou a Primeira Guerra Mundial, Pilates foi para um campo de concentração em Leicester (e posteriormente transferido para a Ilha de Man) e tornou-se enfermeiro e treinador dos elementos que estavam no campo de concentração com ele. Ganhou, nesta altura, uma grande notoriedade, pois todos os seus pupilos resistiram à epidemia de Influenza que nesse período matou milhares de pessoas.
Depois da Guerra, regressou à Alemanha, onde treinou a polícia de Hamburgo e trabalhou com Rudolph von Laban, pioneiro da dança moderna.
Em 1926, Joseph Pilates decidiu mudar de país novamente e foi para os Estados Unidos. Durante a viagem conheceu a sua mulher, Clara, uma enfermeira que partilhava das suas preocupações em manter um corpo saudável. Quando chegaram a Nova Iorque resolveram abrir um estúdio para por em prática o método desenvolvido por Joseph que ele chamava de Contrologia. Os seus alunos eram alguns dos mais conceituados bailarinos norte-americanos, como Martha Graham e George Balanchine, que por sua vez aconselharam o método aos seus alunos, e Joseph Pilates foi convidado para ensinar Contrologia no New York City Ballet.
Após a sua morte, em 1967, a sua mulher manteve o estúdio em Nova Iorque e vários dos seus antigos alunos continuaram a desenvolver o método e abriram estúdios em várias cidades norte-americanas e não só: Los Angeles, Massachutetts, Novo México e Puerto Rico.


Enviar um comentário