Pilates e o Surf


O surf é uma prática desportiva que exige muito da coluna, devido às difíceis manobras que prejudicam a biomecânica da coluna vertebral. Além de prevenir e tratar dores nas costas, o Pilates ajuda os praticantes de surf a praticarem o equilíbrio, a postura correcta e o alinhamento corporal correcto.

O Pilates traz inúmeros benefícios aos praticantes de desportos com prancha, pois aumenta a coordenação neuromuscular e previne os desvios da coluna, que são mais frequentes na zona lombar, ou seja, a base da coluna onde há mais suporte de peso e maior mobilidade. Ao fortalecer os músculos abdominais, lombares, pélvicos e glúteos, é possível prevenir as lesões e encurtamentos musculares, melhorando o rendimento desportivo.

O treino dos surfistas deve ser global, tendo em conta a relação entre corpo e mente e o princípio da individualidade. Os surfistas necessitam de reforçar os músculos da coluna, de ter um pescoço forte e flexível que aguente horas de remada e manobras, e de ter os braços resistentes, coordenados e flexíveis para estarem alinhados com o movimento das manobras. O foco no tronco é também fundamental e os surfistas necessitam de um “core” (complexo lombar, quadril, pélvico e abdominal) sólido, pois este é o centro da gravidade e é onde se iniciam as manobras.

São cada vez mais os surfistas que procuram o Pilates para melhorar o seu rendimento e tratar dores nas costas, trabalhando o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, a precisão e o fortalecimento dos músculos.


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